segunda-feira, 28 de setembro de 2009

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Mãe Natureza e os celíacos


A Loja Mãe Natureza está investindo em alimentos sem glúten para atender aos pernambucanos celíacos que encontram dificuldades em encontrar produtos com está característica. Estamos com dois objetivos bem claros: VARIEDADE de produtos para atender este mercado que sofre muito com a falta de opções no mercado e PREÇO-JUSTO, visto que as poucas casas que trabalham com este tipo de alimentos praticam preços extremamente exagerados, muitas vezes não representando de fato o valor do produto, fazendo com que parte da população celíaca tenha maiores dificuldades para alimentar-se adequadamente.
Se você não sabe ainda o que é a doença celíaca e o glúten, segue abaixo maiores informações:
O que é Doença Celíaca?
É a incapacidade permanente de tolerância ao glúten. Quem tem esta doença, não pode comer nada que contenha glúten.
O que é Glúten?
É uma proteína que confere viscoelasticidade a determinados cereais.
Em quais alimentos o Glúten é encontrado?
O glúten é encontrado no trigo, centeio, cevada e aveia. É necessário bastante atenção, pois alguns alimentoscom pães, bolachas e pizzas é fácil saber que contém glúten; no entanto, ele também pode ser encontrado em molhos, chocolates, embutidos, enlatados, dentre outros. Em caso de dúvida é importante sempre verificar na embalagem do produto se ele contém ou não glúten.
Quais são as consequências da ingestão do glúten para os celíacos?
A curto-prazo, náuseas, vômitos, dores de cabeça, diarréias, cólicas, entre outros. A longo prazo, distensão abdominal, fraqueza, alguns tipos de câncer, entre outros. Por isso é tão importante para o portador desta doença uma alimentação sem glúten. Uma mínima quantidade pode acarretar em sérias consequências.
Qual o tratamento desta doença?
Não existe tratamento. A única coisa a se fazer é a prevenção, ou seja, a não ingestão de alimentos que contenham glúten.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Chá de Sucupira

Sucupira é o nome popular dado a várias espécies de árvores brasileiras, entre elas:


· Bowdichia virgilioides
· Pterogyne nitens
· Sclerolobium aureum
· Diplotropis purpurea
· Pterodon polygalaeflorus (que alguns autores consideram a mesma espécie desta Pterodon emarginatus).


A sucupira ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua, nos Estados de MG, MT, TO, SP, GO e MS. É árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, folhas compostas bipinadas. Fruto tipo legume, achatado, com uma só semente. Possui também uma ação antibiótica excelente para casos de infecção de garganta. As pessoas hoje em dia estão totalmente desamparadas no trato de sua saúde, chegando a ponto de tomar antibióticos e antiinflamatórios fortíssimos para uma simples dor de garganta, sendo que poderia obter o mesmo resultado ou às vezes resultados até melhores com uma simples sucupira.


Como preparar o medicamento


Basta preparar uma tintura de seus frutos e tomar umas 20 gotas, de 3 a 5 vezes ao dia, dependendo do caso, para em questão de 1 a 2 dias se livrar das piores infecções de garganta.
O chá de Sucupira é usado no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, amidalite, artrite, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, rouquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e Combate a inflamações no útero e ovário.


Como preparar o chá


COMO FAZER: Lavar bem. Usar 3 pedaços de casca ou semente. Ferver por 8 minutos em um litro de água. Após esfriar, conservar na geladeira.
COMO BEBER: Beber como água

Geléia Real – Alimento de rainha


A geléia real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha. Contém notáveis quantidades de proteínas, lipídeos, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas, substâncias minerais, fatores vitais específicos, substancias biocatalizadoras nos processos de regeneração das células, desenvolvendo uma importante ação fisiológica. Não se conhece na biologia e medicina, outra substância com semelhante efeito sobre crescimento, longevidade e reprodução das espécies.


Importância da Geléia Real

A Geléia real é fornecida como alimento durante 3 dias a todas as crias de abelhas e para a rainha, durante toda a vida. As crias de abelhas operárias, durante esses 3 dias, alcançam o maior desenvolvimento, aumentam seu peso em cerca de 250 vezes mais. A rainha, que sempre recebe a geléia real, terá o dobro do peso da operaria e a sua vida pode chegar até 5 anos, sendo muito prolifera (pode por cerca de 3000 ovos ao dia). Por outro lado, a abelha operária, que é geneticamente igual a rainha, e não recebe geléia real diariamente, vive apenas 35 a 40 dias. Por esses fatos, os valores da geléia real tornam-se claramente evidentes.

Chauvin em 1922, professor na Universidade de Sorbone, recomendou o uso da geléia real na terapia humana. Vários estudos foram feitos a partir daí, investigações em doentes e observações de controle médico.

As indicações do uso da geléia real foram descritas assim: “é um estimulante biológico com ação energética e regeneradora do organismo. Recomenda-se em casos de cansaço, astenia, falta de apetite, nos estados de esgotamento físico e nervoso, transtornos de comportamento, de adaptação social e escolar (rendimento psíquico baixo), nos jovens durante o período de puberdade e adolescência, assim como se recomenda como Tônico geral nas enfermidades com evolução crônica, anemia, anorexia e outros. Não apresenta efeito secundário, portanto, não tem contra indicações.

A Geléia Real não é remédio, é um alimento concentrado, com eficácia para o crescimento, a longevidade e a reprodução.

Como usar a Geléia Real:

Em Geral: usar uma espátula, que corresponde a 1,00g diariamente em jejum, colocando em baixo da língua. Pode ser inserida com mel, sucos, diluída em água filtrada (3 dedos em um copo).

Em caso de fraqueza, doenças graves e convalescença: Sugerimos tomar mais vezes ao dia (5 a 7 vezes) com doses menores, de 0,25g. (1/4 de espátula)

Em caso de doenças pulmonares, fígado e intestino: Sugerimos ingerir a geléia em jejum 0,5g a 1,00g e antes de dormir: 0,5g

É necessário estocar a Geléia Real à temperaturas abaixo de 0º C. (Frezzer). Ao abrir a embalagem, manter na geladeira enquanto se consome.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Receita de bolos deliciosos e nutritivos

BOLO INTEGRAL DE MAÇÃ E ESPECIARIAS
4 maçãs
2 xicaras de aveia em flocos finos
1 xicara de aveia em flocos
1 xicara de farinha de trigo integral
1 colher de fermento em po
2 xicaras de açúcar mascavo
100 g de uva passa
100 g de ameixa seca picada
100 g de banana passa picada
1 colher de cravo em pó
1 colher de canela em pó, noz moscada
3 ovos
100 g de margarina

MODO DE PREPARO

bata a margarina com o açúcar e os ovos com uma colher de pau, adicione as maçãs descascadas e picadas, coloque a aveia e a farinha depois vá colocando o restante dos ingredientes e por último o fermento. Misture tudo e coloque na forma de buraco no meio, povilhe açúcar mascavo com canela e leve ao forno alto por 40 minutos.
BOLO DE MAÇÃ, AVEIA E CANELA
4 ovos, 4 maçãs cortadas em cubos
2 xícaras de açúcar (de preferência mascavo)
2 xícaras de aveia
5 colheres (de sopa) de manteiga
1 xícara de farinha de trigo com fermento
1 colher (de sopa) de canela em pó

Calda (opcional):

3 colheres de achocolatado
3 colheres de açúcar
1 colher de margarina
1 colher de leite

MODO DE PREPARO

Bata os ovos e o açúcar até ficar homogêneo e clarificado. Adicione a manteiga continuando batendo. Desligue a batedeira e em um recipiente, adicione mexendo com uma colher de pau, as maçãs, depois a farinha de trigo, a aveia e a canela. Após bem misturado, despeje numa forma com um furo no meio untada com manteiga e farinha de trigo, e leve ao forno previamente aquecido por 30 minutos ou até que a faca saia limpa (utilizar a faca é mais interessante pois vai até o fundo do bolo podendo assim verificar se todo o bolo está assado). Calda opcional: misture todos os ingredientes e leve ao fogo brando até ferver. Fure o bolo com um garfo para que a calda penetre. Cubra o bolo ainda quente.
BOLO DE MAÇÃ E CANELA
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
3 maçãs c/ casca picadas
1/2 xícara (chá) de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de canela em pó

MODO DE PREPARO

Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando primeiro os ingredientes líquidos. Despeje em assadeira untada e enfarinhada (de preferência de buraco no meio) e leve ao forno médio, pré-aquecido para assar até que, ao espetar um palito e este saia seco.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Maracujá (o bloqueador natural de gordura)


A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação!

Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Gordura na mira

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.
Menos toxinas

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Conhecendo o diabetes

Este video é muito legal e explica de uma maneira divertida sobre o diabetes, suas causas, tratamento e consequências.